segunda-feira, novembro 01, 2010

Divisão do continente Africano


A partir do século passado, as potências européias começaram a dividir entre si as terras da África, e a demarcação de fronteiras não levou em conta os interesses dos povos africanos. Famílias ou povos com a mesma língua foram separados por fronteiras, e povos de idiomas e costumes diferentes, às vezes até inimigos tradicionais, acabaram ficando no mesmo território, sujeito a leis comuns impostas pelo colonizador.
Raramente uma nação africana apresenta uma unidade de povo com idiomas e costumes em comum. Normalmente, há uma língua oficial de origem européia (inglês, francês, português, etc.), mas que é falada por menos da metade da população nativa, embora os governos tentem impor esse idioma oficial pela força militar ou através de precárias escolas.
Uma característica marcante da África é que, em pleno século XXI, o continente africano ainda está mergulhado em lutas tribais devido à criação artificial de fronteiras por parte dos europeus. Quase todas as guerras e conflitos sangrentos ocorridos nesse continente nos últimos anos, tiveram origem em lutas entre etnias ou nacionalidades com rivalidades seculares e que convivem no mesmo território, dentro das mesmas fronteiras criadas pela colonização européia.


Por Michel Nunes 

2 comentários:

Rebeca disse...

quero saber como ficou estabelecida a divisão, em quantos territorio se dividiu, em quantos paises ficou....

Kézia disse...

me ajudou muito esse pequeno texto sobre a divisão do Continente Africano obrigado :)!