segunda-feira, novembro 01, 2010

E os filmes africanos?

Sim, eles também produzem filmes - e dos bons! Foram produzidos no total mais de 33 filmes africanos. Normalmente,os filmes tratam de assuntos sobre histórias verídicas que alguns cidadãos africanos viveram ou presenciaram e sobre certos costumes da África. Seguem alguns exemplos de filmes de realizadores africanos baseados em ideias de jovens africanos:

A Mercearia, realizado por Idrissa Ouédraogo do Burkina Faso; baseado numa ideia original de Olga Kiswendsida Ouédraogo, de 20 anos, do Burkina Faso. (2’21” = 2 minutos e 21 segundos)

As Razões de um sorriso, realizado por Fanta Régina Nacro do Burkina Faso; baseado em ideias originais de Léandrine Baganda, de 23 anos, Bukavu, Rep. Dem. do Congo; Sheikh Omar Taal, de 15 anos, Banjul, Gambia; Ndlangamandla Phindile, de 20 anos, e Ndlangamandla Zanele, de 16 anos, Nhlangano, Swaziland; Danga Essigué Désiré, de 20 anos, Kélo, Chade; Samira Gomes Furtado, de 17 anos, Praia, Santiago, Cabo Verde; Celestine Nnodim, de 22 anos, Owerri, Nigéria; Ninelle N’Siloulou, de 23 anos, Brazzaville, Congo; Madiène Niang, de 21 anos, Keur Massar, Senegal. (7’25”) 

Vontade de ferro, realizado por Fanta Régina Nacro; baseado numa ideia original de Malick Diop Yade, de 18 anos, do Senegal. (5’09") 

Viagem segura, realizado por Newton I. Aduaka da Nigéria; baseado numa ideia original de Marcel C. Sourou Gninkinme, de 24 anos, do Benin. (7’56") 

Só uma vez, realizado por Idrissa Ouédraogo; baseado numa ideia original do Sr. Diarra Diakhaté, de 17 anos, do Senegal. (2’17”)

Assembleia geral das doenças, realizado por Pierre Sauvalle dos Camarões e animado nos Estúdios Pictoon, em Dakar, Senegal; baseado numa ideia original de Mamadou Macki Bah, de 17 anos, do Mali; com a participação da estrela musical Senegalesa Ismaël Lô. (8’46”) 

Os Campeões, realizado por Fanta Régina Nacro; baseado em ideias originais de Abdoul-Razakh Cissé, de 22 anos, de Burkina Faso e Facely Jefami Millimono, de 19 anos, da Guiné. (14’57”) 

A Grande Decisão, realizado por Hamet Fall Diagne do Senegal; baseado numa ideia original de Fatimata Bâ, de 21 anos, do Senegal. (12’55”) 

Notas sexualmente transmissiveis, realizado por Abderrahmane Sissako da Mauritânia; baseado em ideias originais de Kossi Yesunyo Gossou, de 18 anos, do Togo e de Régis Nkouma, de 20 anos, da República do Congo. (6’54”) 

A Árvore e o vento, realizado por Mahamat-Saleh Haroun do Chade; baseado em ideias originais de Adama Ouédraogo, de 20 anos, de Burkina Faso; Aïchata Diallo, de 21 anos, do Mali; e Badibalaki Wembie, de 18 anos, do Togo. (8’56”)
O Guerreiro, realizado por Idrissa Ouédraogo; baseado numa ideia original de Ami Badiane, de 14 anos, do Senegal. (2’39”)

Sempre alerta, co-realizado por Olga Kiswendsida Ouédraogo do Burkina Faso e Hamet Fall Diagne do Senegal; escrito por Hamet Fall Diagne. (9’17”)

Procura-se um homem corajoso, realizado por Kidi Bebey dos Camarões; baseado numa ideia original de Salimata Sy, de 11 anos, do Senegal. (6’10”)

Ritmos de amizade, realizado por Cheick Oumar Sissoko, Ministro da Cultura da República do Mali; baseado numa ideia original de Chibuzo Mbata, de 23 anos, da Nigéria. (3’06”)

Premeiro passo, realizado por Abderrahmane Sissako; baseado em ideias originais de Sanwé Médard Kiénou, 20 anos, Burkina Faso; de Liliane Sipouwoua, 18 anos, Camarões e Carmelle Nadège Hounnou, 20 anos, Benin. (6’26”)

Paz de espírito, realizado por Fanta Régina Nacro; baseado numa história original de Olivier Kaboré, de 22 anos, de Burkina Faso. (8’33”)

O Essencial da questão, realizado por Mahamat-Saleh Haroun; baseado numa ideia original de Sandra Nsambi Nzali, de 20 anos, da República Democrática do Congo. (8’41”).

Uma História de amor, realizado por Fanta Régina Nacro; baseado numa ideia original de Jean-Paul Brice Affana Affana, de 17 anos, Camarões. (7’25”)

Sob pressão, co-realizado por Olga Kiswendsida Ouédraogo e Hamet Fall Diagne; baseado numa ideia original de Oby Akaneme, de 23 anos, da Nigéria. (5’58”)

Aicha, realizado por Cheick Oumar Sissoko do Mali; baseado numa ideia original de Dieudonné Ouédraogo, de 16 anos, do Burkina Faso. (4’12”)

Só casando, realizado por Fanta Régina Nacro; baseado numa ideia original de El Hadji Malick Seck, de 20 anos, do Senegal. (4’12”)

Esperança a dois, realizado por Cheick Oumar Sissoko; baseado numa ideia original de Andréa Ouédraogo, de 21 anos, de Burkina Faso. (5’53”)

A Voz da razão, realizado por Fanta Régina Nacro; baseado numa ideia original de Haby Fall, de 20 anos, do Senegal. (4’50”)

São produções curtas,mas de bastante importância para uma parte do conhecimento africano e de como tais pessoas vivem em um continente tão arrebatador.


Por Luiza Gibson

Nenhum comentário: